A escola Unidos do Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2026.
O título foi confirmado na tarde desta quarta-feira (18), durante a apuração das notas do Grupo Especial, realizada na Cidade do Samba, na zona portuária da capital fluminense.
O primeiro quesito a ser lido foi Comissão de Frente.
Em seguida, vieram as notas de Bateria, Mestre-sala e Porta-bandeira, Alegorias e Adereços, Harmonia, Fantasia, Enredo, Evolução e, por fim, Samba-enredo — definido previamente como critério de desempate entre as escolas do Grupo Especial.
Com o enredo “Pra Cima, Ciça”, a escola prestou homenagem ao mestre de bateria Mestre Ciça, um dos nomes mais emblemáticos do carnaval carioca.
O desfile celebrou sua trajetória como uma das grandes potências do samba no Rio de Janeiro, desde o início na Estácio de Sá, passando por agremiações como União da Ilha, Grande Rio e Unidos da Tijuca, até os títulos mais recentes conquistados pela vermelho e branco de Niterói.
O desfile também contou com a presença da atriz Juliana Paes, que retornou ao posto de rainha de bateria após 18 anos.
A escola conquistou seu quarto título no Grupo Especial.
O último havia sido em 2024, com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, que abordou o culto ao vodum serpente.
Escola rebaixada
A Acadêmicos de Niterói terminou na última colocação e foi rebaixada do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro na apuração desta quarta-feira (18).
A agremiação havia conquistado o acesso após vencer a Série Ouro no último ano.
Com o enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, a escola contou a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partir da simbologia do mulungu — árvore associada à cidade de Garanhuns, onde o petista nasceu.
Fonte - Cidadeverde.com/SBTNews.
Foto - Marcelo Cortes /Fotoarena/Folhapress.

Comentários
Postar um comentário