Leonardo Jaime nascido em 23 de Abril de 1960 em Goiânia, logo mudou-se com a família para São Paulo, onde começou os seus estudos na música e no teatro ainda na infância.
Morou em Brasília, onde fez parte de uma montagem de Os Saltimbancos, de Chico Buarque e depois no Rio de Janeiro, trabalhando em algumas companhias de teatro.
No Rio, conheceu Arnaldo Baptista e com ele compôs suas primeiras canções, em 1978.
Em 1981, indicou Cazuza à então nascente banda Barão Vermelho, recusando o posto de vocalista.
No mesmo ano, participou da formação original do grupo carioca de rockabilly João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, participou de sua primeira gravação em disco, o LP Cantando no Banheiro, de Eduardo Dusek.
Saiu do grupo para seguir carreira solo em 1983.
No ano seguinte, lançou o seu primeiro disco, chamado Phodas “C”.
Leo Jaime fez muito sucesso na década de 1980, quando emplacou vários hits nas rádios do Brasil, além de fazer trilhas sonoras para filmes e novelas.
Seus principais discos solo são Phodas "C", de 1984 e Sessão da Tarde, lançado em 1985 (que vendeu mais de 160 mil cópias).
Lançou Todo Amor em 1995, uma obra de intérprete e Ïnterlúdio, em 2008, com canções inéditas.
Como ator, Leo Jaime atuou na telenovela Bebê a Bordo, de 1988, como Zezinho, nos filmes O Escorpião Escarlate, Rádio Pirata, Rock Estrela e As Sete Vampiras e também no teatro, como no musical Vitor ou Vitória, em São Paulo, ao lado de Marília Pêra e no musical Era no Tempo do Rei, baseado na obra de Ruy Castro, interpretando Dom João VI.
Como dublador, interpretou o personagem "Raiva", na animação da Disney "Divertida Mente" (Inside-Out - 2015).Reprisou seu papel no Divertida Mente 2(Inside-Out 2-2024).
Também escreve para televisão, jornais e revistas.
É cronista, foi autor/redator de textos para programas da televisão como Domingão do Faustão e Megatom, na Globo, e comentarista de futebol no SBT.
Suas crônicas foram publicadas nos jornais O Globo e O Dia e nas revistas Desfile e Capricho.
Seu último papel na TV foi na telenovela Novo Mundo, mais uma vez interpretando o rei Dom João VI.
Em 2018, fez uma turnê com seu ex-parceiro de composições Leoni, na turnê "Leoni e Leonardo", além de lançaram o single "Formula do Amor II", uma espécie de continuação para a clássica, Formula de Amor, lançada no Sessão da Tarde.
Participou do programa Papo de Segunda, no canal GNT.
Apresenta às segundas-feiras o programa Papo de Almoço, transmitido pela Rádio Globo.
Eventualmente colabora com o podcast Podcrastinadores, do seu ex-companheiro de trabalho Fernando Caruso.
Em fevereiro de 2021, junto com a banda de rockabilly Old Chevy, lança a canção "É Verdade esse ‘bilete", com letra de Bruno Gouveia do Biquini Cavadão.
Fonte - Wikipedia.
Foto - Redes Sociais.

Comentários
Postar um comentário