A partir de hoje, dia 30 de junho, 18 municípios do Piauí deixarão de receber o sinal analógico de televisão.
A medida integra a segunda fase do cronograma nacional de desligamento das transmissões analógicas, conforme previsto em portaria do Ministério das Comunicações.
Com isso, o sinal digital passará a ser a única forma de assistir à programação da TV aberta nas cidades afetadas.
A tecnologia garante imagem em alta definição e som de melhor qualidade, melhorando significativamente a experiência dos telespectadores.
A mudança exige adaptações por parte da população.
Quem mora na zona urbana precisa ter uma antena UHF para captar o sinal digital terrestre.
Já para moradores da zona rural, é necessário o uso de antena parabólica digital, além de verificar se o equipamento possui receptor compatível com o sinal via satélite, conhecido como banda KU.
Além da transição para o sinal digital, o programa Siga Antenado, coordenado pelo Ministério das Comunicações e supervisionado pela Anatel, será expandido a partir de julho.
O objetivo é garantir acesso gratuito à TV digital via satélite para famílias de baixa renda.
Criado como contrapartida do leilão do 5G, o programa já beneficiou mais de 5 milhões de famílias em todo o Brasil com a distribuição gratuita de kits com parabólicas digitais e receptores.
No Piauí, 88 cidades serão contempladas nesta nova fase.
Inicialmente voltado a famílias do CadÚnico que utilizavam parabólicas antigas, o programa agora incluirá também moradores de regiões com pouca ou nenhuma cobertura de sinal terrestre, mesmo que não tenham usado o modelo tradicional de antena.
Os kits digitais oferecem mais de 100 canais abertos, com qualidade superior de som e imagem, promovendo inclusão digital e acesso à informação para comunidades afastadas dos grandes centros urbanos.
A população pode verificar se tem direito ao kit gratuito e agendar a instalação pelo site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.
Cidades que terão o sinal analógico desligado:
Altos
Amarante
Barras
Campo Maior
Elesbão Veloso
Esperantina
Floriano
José de Freitas
Luís Correia
Luzilândia
Picos
Piripiri
Regeneração
São João da Serra
São João do Piauí
São Raimundo Nonato
União
Valença do Piauí
Fonte - O Dia.
Foto - Assis Fernandes / O DIA.
Comentários
Postar um comentário